PATROCINADORES

Bradesco O incentivo ao setor do agronegócio constitui um importante capítulo na história do Bradesco. É de longa data o apoio que o Banco dedica ao segmento, assim como ao espírito empreendedor de diversos setores produtivos do País.

Essa história vem sendo construída desde 1943, ano em que o Bradesco foi fundado. Junto ao seu nascimento, surgia também a decisão de estreitar os vínculos com os agricultores que, naquela época, já faziam parte da principal força econômica do Brasil.

Não por acaso, ao final dos anos 40 e início dos 50, o Banco apoiava e acompanhava o fortalecimento da cultura do café como pilar econômico e inaugurava, no norte do Paraná, as primeiras Agências fora de São Paulo.

Hoje, no Brasil que é presença no mundo, o agronegócio assume papel de protagonista, referência internacional de qualidade e eficiência. E o Bradesco se orgulha de ser presença nessa história..

Luft Agro A Luft Agro é uma empresa do Grupo Luft dedicada ao Agronegócio, criada em 1992.

Líder em logística de defensivos agrícolas no Brasil, a Luft Agro tem como um dos grandes diferenciais a atuação integrada em toda Cadeia Logística, do porto a fazenda.

Com uma operação estruturada, no setor de defensivos agrícolas, com unidades próximas as principais regiões de consumo e atuando com os mais altos padrões de HSE (Segurança do meio ambiente e das pessoas), a Luft iniciou o desenvolvimento de serviços para dentro da porteira.

Atualmente a Luft opera o CCT – corte, carregamento e transporte- na cultura da cana de açúcar e está desenvolvendo muitos outros serviços que integram ainda mais a cadeia produtiva do agronegócio Brasileiro.

 

Apoio


Geo Energética

Cooxupé Cooxupé: 80 anos de cooperação e desenvolvimento

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) comemorou, em 2012, seus 80 anos de fundação, marcados desde o início pela preocupação constante com o desenvolvimento social e econômico da região onde está inserida.

Nascida como cooperativa de crédito em 1932, constituía a princípio uma alternativa de caráter financeiro para dar apoio aos agricultores que enfrentavam dificuldades para conduzir suas atividades devido à falta de recursos em função da grave crise econômica de 1929.

Mas foi a sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais que levaram a cooperativa a mudar seu foco de atuação. Em 1957, a organização passou a atuar além do crédito, partindo para a produção de café como seu principal produto.

Naquela época a Cooxupé contava com 95 associados e apenas 2 funcionários; não havia armazéns, nem maquinários. Minas Gerais tampouco liderava a produção nacional de café. Graças a um incentivo do governo federal, a cafeicultura passou a se desenvolver em solo mineiro, assumindo a liderança nacional na década de 80.  A COOXUPÉ acompanhou todo esse processo com competência e visão.

Em 1977, deu início à sua fase de expansão. Em três anos inaugurou os núcleos de Monte Santo de Minas, Cabo Verde e o prédio onde até hoje funciona a Matriz, em Guaxupé. As inaugurações continuaram na década de 80 e a COOXUPÉ, firmando-se em regiões onde predominavam pequenos produtores, foi se expandindo, fortalecendo a cafeicultura, o trabalho no campo, impedindo que desempregados invadissem as cidades.

Hoje, a Cooxupé possui 12 mil cooperados, dois mil colaboradores e é composta por 22 unidades de negócios e serviços em sua área de ação, além de possuir um escritório de exportação na cidade de Santos/SP. Um crescimento baseado, entre outros valores, na transparência nos relacionamentos, solução imediata, liquidez nos compromissos, credibilidade e segurança nas suas ações com responsabilidade socioambiental.

Características essas que garantiram à Cooxupé a posição de liderança no ranking dos exportadores de café em 2011, tornando-a a mais importante organização no segmento cafeeiro. No ano passado, a cooperativa faturou ao mercado 5,1 milhões de sacas, dos quais 2,45 milhões foram exportados.  Com esse volume ostenta pelo 3º ano (2008, 2010 e 2011) a expressiva posição de maior exportadora de café verde do Brasil.

Um destaque que só é possível graças ao dinamismo da Cooxupé e sua política de apoio e assistência  ao seu quadro social  com ênfase na concessão de crédito, seja na produção  e ou no fornecimento de insumos com  qualidade  a prazo de colheita, comercialização da produção  e armazenamento com segurança.  Recorde quantitativo  jamais atingido  por qualquer exportador no Brasil em toda a história.

Em 2011 a Cooxupé registrou um faturamento 68% maior que do ano anterior: R$ 3 bilhões. Responsável por 20% da produção cafeeira do Estado de Minas Gerais, o crescimento do faturamento da cooperativa foi resultado de um amplo trabalho realizado ao longo dos anos.

Também em 2011 foi eleita pela revista Exame Melhores & Maiores a empresa do ano do Agronegócio.

Complexo Japy: Em março de 2011 a Cooxupé inaugurou a primeira etapa do inovador Complexo de Armazenagem e Indústria de Café Japy. As estruturas inauguradas ampliaram a capacidade de armazenagem da cooperativa, apontada como a maior do mundo em café, em 1,5 milhão de sacas. Estão equipadas para receber cafés a granel e descarregar o equivalente a 4.000 sacas por hora. A segunda etapa do projeto (a indústria) será inaugurada no segundo semestre de 2012.

Menezes Advogados

JBS

Aprobio Líder absoluta no Brasil, com 53,1% de market share*, e também na América Latina com 35,6%, a TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. É a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes, sendo líder também no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços como Consultoria, BPO e Cloud Computing. Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
*Fonte: Gartner - “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2011”.

Chubb Seguros

Ford

 

Curadoria


Datagro Empresa curadora do Global Agribusiness Forum, a DATAGRO uma das maiores consultorias agrícolas do mundo. Produz análises inovadoras e diferenciadas, fornecendo ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento comercial e estratégico de seus clientes, como produtores, grandes consumidores, distribuidores de combustível, bancos, tradings, investidores, e governos. Possui mais de 55 colaboradores atuando na matriz, em Alphaville (SP), e em outras cinco unidades - São Paulo-Capital, Nova York (EUA), Recife, Santos e Ribeirão Preto. A DATAGRO tem assessorado o governo brasileiro e de outros países em iniciativas relacionadas a planejamento energético, desregulamentação da indústria, integração e disputas comerciais. Além disso, vem participando continuamente do desenvolvimento de projetos inovadores, assumindo a posição de um centro de excelência mundial na prestação de serviços no setor de açúcar e biocombustíveis.

 

Realização


XYZ Live Empresa organizadora do Global Agribusiness Forum, a XYZ Live possui uma visão multidisciplinar para gerar conteúdo inovador e encantar as gerações X, Y e Z, proporcionando as melhores soluções de comunicação em “Branded Entertainment”, e estabelecendo conexão emocional entre marcas e pessoas.  A XYZ Live é uma empresa brasileira, presidida por Bazinho Ferraz, que atua em diferentes pilares: entretenimento, esportes, cultura, conhecimento, talentos, moda, tickets e feiras, reunindo os melhores especialistas do mercado para uma atuação multiplataforma. Conta com cerca de 160 funcionários diretos, dois mil colaboradores e uma estrutura completa de atendimento. Equipes integradas trabalhando com um único objetivo: construir marcas.

 

Apoio Institucional


ABAG A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993, com o objetivo principal de atuar como suporte em questões transversais, ou seja, as que permeiam todas as cadeias produtivas do agronegócio.

Em 19 anos de atuação, a ABAG tem projetado o agronegócio junto ao governo, iniciativa privada, entidades de classes e universidades. A Associação apoia entidades de setores específicos, seja das áreas de insumos modernos e de bens de capital voltadas ao agronegócio, da agropecuária, da agroindústria ou de serviços. Atualmente possui 64 associadas mantenedoras.

A ABAG trabalha questões das seguranças alimentar e energética, nas quais o agronegócio brasileiro tem papel relevante. Nesse ano, esse será o tema central do Congresso anual da entidade – 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio: Brasil Alimentos e Energias – Seguranças Globais, que ocorrerá no dia 6 de agosto, em São Paulo.

Sociedade Rural Barsileira A Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade de caráter associativista representativa da classe rural, fundada em São Paulo, completou em 2012, 93 anos.

Seu quadro de associados é formado principalmente por produtores rurais, executivos e lideranças do agro, além de entidades e empresas.

A entidade trabalha como agente negociador político do agronegócio, levando ao conhecimento do poder público, a realidade do setor, seus desafios e resultados.

Atua como polo disseminador de conhecimento com base em estudos e trabalhos técnicos irrefutáveis, o que tem dado aos dirigentes da Rural a condição de consultores do governo, do parlamento e da própria mídia.

Para esta missão, possui 21 departamentos setoriais e integra os maiores fóruns de decisão do agronegócio brasileiro e mundial.

Dos seus quadros, emergiram quatro ministros da Agricultura e secretários de diversos Estados.
De olho no futuro, a SRB avalia que o maior desafio do agronegócio é crescer de forma sustentável, oferecendo renda ao seu principal agente, o produtor rural.

Conselho Nacional do Café O Conselho Nacional do Café (CNC) é uma entidade privada que congrega produtores, cooperativas, associações de cafeicultores e federações de agricultura de Estados produtores. Com essa abrangência, a entidade representa um universo de aproximadamente 270 mil produtores, em sua maioria de pequeno porte.

Fundado em 1981, por iniciativa de vários líderes da cafeicultura nacional, o CNC tem o intuito de defender e promover os direitos e interesses dos produtores de café do Brasil. Sua atuação está sempre ligada aos princípios do desenvolvimento sustentável, em suas dimensões econômica, social e ambiental.

Membro do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), a entidade faz parte da delegação oficial brasileira na Organização Internacional do Café (OIC), constituindo-se em importante interlocutor dos cafeicultores. Por meio de acordos institucionais, trabalha integrado com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representando-as em alguns fóruns, como o Rural Brasil.

POLÍTCA — Representa o setor junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – em níveis federal, estadual e municipal –, aos demais segmentos da cadeia produtiva do agronegócio café e à sociedade, propondo e participando ativamente da gestão da política de interesse do setor, fazendo a necessária mobilização política para fortalecer a representação do setor no Legislativo e no Executivo.

OBJETIVOS — O foco principal é o desenvolvimento sustentável do agronegócio café, levando-se em conta: renda maior e mais estável aos produtores; redução da volatilidade no mercado; aumento da competitividade do setor; agregação de valor ao produto e maior participação dos produtores nas margens de comercialização; atendimento às exigências do mercado em consonância com os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental; e fortalecimento político-institucional e consolidação da imagem do setor, do CNC e dos associados.

A ENTIDADE — O Conselho Nacional do Café tem sua sede na cidade de São Paulo (SP) e um escritório de representação política em Brasília (DF). A atual diretoria do CNC, cujo mandato se estende até janeiro de 2014, é composta pelo presidente executivo, Silas Brasileiro, pelo coordenador, Maurício Miarelli, e por 10 membros conselheiros das cooperativas associadas.

Aprobio

 

Media Partners


Terra O Grupo Estado atua na geração de conteúdo de qualidade e credibilidade, nas esferas de mídia impressa, radiodifusão, serviços de informação e publicidade (anúncios, classificados e guias de empresas), entretenimento (produção fonográfica, shows, programação musical), serviços gráficos e distribuição. É considerado um dos grupos empresariais mais sólidos e tradicionais do País, aliando a tradição e a modernidade, propondo constante evolução na imprensa brasileira. Seu principal veículo, o Estadão, em 2011, novamente foi eleito, dentre todas as mídias, como o veículo de comunicação com maior pontuação, de acordo com o Índice de Prestígio da Marca (IPM), do Meio & Mensagem. O reconhecimento à qualidade da linha editorial adotada pelo jornal também veio por meio de prêmios nacionais e internacionais aos profissionais do Estadão, como o Prêmio Esso (Reportagem, Criação Gráfica e Fotografia); Prêmio Anual Excelência Jornalística, da SIP; Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo; Sebrae de Jornalismo; 3ª Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin); Prêmio Imprensa Embratel; entre outros

Terra Criado há 12 anos, Terra é a maior empresa latino-americana de mídia digital, ao atrair mensalmente cerca de 100 milhões de pessoas na região em que atua. Com sede no Brasil, o Terra está presente em outros 16 países da América Latina, Espanha e Estados Unidos, onde foi eleito uma das companhias mais inovadoras do mundo pela publicação Fast Company em 2011. Baseado no tripé informação, entretenimento e esportes, o Terra é reconhecido pela excelência em conteúdo e serviços on-line, consumidos em múltiplas telas, como a recente transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, ao vivo para toda a América Latina, em até 36 canais simultâneos. O Terra conta, ainda, com canais e produtos de indiscutível sucesso, como Sundaytv e Sonora, referências internacionais em suas categorias.

Band News O Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão lançou o canal BandNews em 19 de março de 2001. O BandNews é o primeiro e único canal brasileiro a transmitir apenas notícias 24 horas por dia. Totalmente digital e equipado com tecnologia de ponta, o canal tem formato inovador, com blocos noticiosos sequenciais de 15 minutos, sempre atualizados, que incluem notícias do dia, indicadores econômicos e serviços, além de colunas sobre esporte, moda, política, sustentabilidade, cultura, cinema e meteorologia.
Seus colunistas Joelmir Beting, Fernando Mitre, Silmar Müller, Sergio Waib, Eleonora Pascoal, Antonio Penteado Mendonça, Mônica Bergamo, Antonio Lavareda, Fernando Gabeirae e Eric Nepomuceno apresentam diariamente aos assinantes crônicas, informações de bastidores e opinião sobre os mais variados assuntos.
O canal é um noticiário permanente, possibilitando ao assinante manter-se informado com rapidez, na hora em que desejar, sobre os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo.

Terra Viva O Agronegócio brasileiro cresce a cada dia que passa. Com uma equipe de reportagem especializada e premiada, Panorama Rural é a revista ideal para quem quer saber tudo sobre os mais variados segmentos do agribusiness. Presente nos maiores eventos agrícolas do Brasil, a revista oficial da Agrishow traz tudo o que mais interessa ao homem do campo.

Terra Viva Especializada no setor sucroenergético, A revista CanaMix é um canal de comunicação com a agroindústria canavieira. Com um visual moderno e expressiva distribuição, é a publicação perfeita para quem quer ficar bem informado sobre o universo canavieiro. Nela, você fica sabendo tudo sobre as novidades das usinas e destilarias e confere ainda tudo sobre as entidades de um dos segmentos que mais cresce na economia nacional.

Terra Viva O TERRAVIVA é o canal definitivo do agronegócio, o setor que mais cresce no país.
Sua programação leva ao agropecuarista brasileiro conteúdo com informação de alta qualidade, em sintonia com um público altamente qualificado. Suas unidades móveis e carretas up-link percorrem o Brasil de ponta a ponta para mostrar o que de mais importante acontece no mundo do agronegócio.
Telejornais, drops informativos, entrevistas, transmissões ao vivo e cobertura dos principais leilões e feiras do país.
O sinal do TERRAVIVA está disponível em antenas parabólicas de todo o país e pelas operadoras de TV por assinatura nas mais importantes cidades do Brasil.

Revista A Granja A Revista A Granja, com 67 anos de existência, oferece conteúdo focado na produção de grãos, plantio direto, irrigação, mecanização, pragas na lavoura, transgênicos, agricultura familiar, pulverização e biodiesel, publicando reportagens técnicas e práticas.
Sem descuidar da tradição, é uma revista inovadora, que acompanha a evolução do campo e busca novas informações para melhorar o desempenho do agricultor. Periodicidade mensal, distribuição nacional e tiragem de 70mil exemplares.

Revista AG A AG - A Revista do Criador - está presente em todo o Brasil. Criada há 15 anos a revista conta com 40mil assinantes no Brasil e desempenha papel preponderante como formador de opinião nas regiões que possuem atividade pecuária significativa como São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste e Sul.
A AG conta com seções especiais para as raças que compõe o rebanho brasileiro e ainda a análise de especialistas sobre o mercado futuro para o gado de corte, de leite e de reprodução.

 

Responsabilidade Sócio Ambiental


Evento Neutro Com o apoio da USP, Centro de Inovação e Empreendedorismo (Cietec), Ministério da Ciência & Tecnologia e diversas empresas, foi desenvolvido os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, os Programas CO2 Neutro e Evento Neutro.
Estes programas consistem em quantificar, reduzir e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos e eventos, com o apoio a projetos de tecnologia limpa certificados.

Evento Neutro A Eccaplan é uma consultoria na área ambiental focada no desenvolvimento e implementação de projetos em empresas, como: Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa (Inventário de Emissões e Neutralização de Carbono).

Desenvolvemos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br). Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos e eventos.

Temos como objetivo desenvolver estratégias, produtos e serviços que fomentem a economia de baixo carbono e incluam a agenda ambiental aos planos estratégicos de empresas e governos

 

 

Patrocínio:
BradescoLuft Logistics

Apoio:
Geo EnergéticaCooxupéMenezes Advogados Cooxupé TOTVSChubb SegurosFord

Curadoria:   Apoio Institucional:
Datagro ABAGSociedade Rural BrasileiraConselho Nacional do CaféAprobio

Media Partners:  
TerraTerraBand NewsTerra VivaPanorama RuralCanaMixRevista A GranjaRevista AG Evento Neutro