IMPRENSA

26/09/2012 - Notícias
Líderes mundiais apostam no Brasil para alimentar o mundo nas próximas décadas

O Global Agribusiness Forum, encontro promovido pela Datagro e XYZ Live nestas terça (25) e quarta-feira (26), em São Paulo (SP), reuniu mais de 500 autoridades, líderes econômicos e políticos e empresários do setor. Durante o primeiro dia do evento, debates apresentaram balanços e perspectivas positivas e desafiadoras para o agronegócio brasileiro nas próximas décadas.

Dentre os temas em pauta, o cenário macroeconômico mundial do setor foi abordado em painel que contou com apresentação do O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, e do economista e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Summers ressaltou o crescimento do agronegócio brasileiro dos últimos 30 anos e atribuiu ao próprio setor a solução para o país ter saído ou passado ileso por diversas crises econômicas da história. Segundo ele, o país ocupa um lugar estratégico na produção de alimentos para atender à demanda mundial no futuro, assim como Estados Unidos e países da África que são ricos em recursos naturais. "O potencial é ótimo, mas é preciso de investimentos", afirma o economista.

Já o ex-presidente do Banco Central e atual presidente do conselho consultivo da J&F holding, Henrique Meirelles, abordou os problemas de infraestrutura que figuram como um dos maiores desafios do país atualmente no caminho para aumento da produção, que tem maior demanda conforme cresce a renda per capita. “Conforme cresce a produção de alimentos, aumenta a demanda pela energia e a água - que já são escassos. Para uma maior produção, necessitamos então de mais recursos como estes", afirmou. Em consenso, o deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes afirmou que se o país quiser dobrar a produção agrícola em cerca de 20 anos para ocupar posição estratégica no atendimento à demanda mundial, precisa investir em infraestrutura e logística.

Outra autoridade que participou do encontro foi a senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, que surpreendeu positivamente o público com os bons resultados obtidos nos últimos quatro anos frente à entidade e que foram apresentados no painel sobre o tema “Organização e Comunicação”.

 

Sobre a Datagro: Empresa curadora do Global Agribusiness Forum, a Datagro é a maior consultoria de etanol e açúcar do mundo. Produz análises inovadoras e diferenciadas, fornecendo ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento comercial e estratégico de seus clientes, como produtores, grandes consumidores, distribuidores de combustível, bancos, tradings, investidores, e governos. Possui mais de 55 colaboradores atuando na matriz, em Alphaville (SP), e em outras cinco unidades – São Paulo-Capital, Nova York (EUA), Recife, Santos e Ribeirão Preto. A Datagro tem assessorado o governo brasileiro e de outros países em iniciativas relacionadas a planejamento energético, desregulamentação da indústria, integração e disputas comerciais. Além disso, vem participando continuamente do desenvolvimento de projetos inovadores, assumindo a posição de um centro de excelência mundial na prestação de serviços no setor de açúcar e biocombustíveis.

Sobre a XYZ Live: Empresa organizadora do Global Agribusiness Forum, a XYZ Live possui uma visão multidisciplinar para gerar conteúdo inovador e encantar as gerações X, Y e Z, proporcionando as melhores soluções de comunicação em “Branded Entertainment”, e estabelecendo conexão emocional entre marcas e pessoas.  A XYZ Live é uma empresa brasileira, presidida por Bazinho Ferraz, que atua em diferentes pilares: entretenimento, esportes, cultura, conhecimento, talentos, moda, tickets e feiras, reunindo os melhores especialistas do mercado para uma atuação multiplataforma. Conta com cerca de 160 funcionários diretos, dois mil colaboradores e uma estrutura completa de atendimento. Equipes integradas trabalhando com um único objetivo: construir marcas.  Informações sobre os próximos projetos em www.xyzlive.com.br

 

» Voltar

 

Patrocínio:
BradescoLuft Logistics

Apoio:
Geo EnergéticaCooxupéMenezes Advogados Cooxupé TOTVSChubb SegurosFord

Curadoria:   Apoio Institucional:
Datagro ABAGSociedade Rural BrasileiraConselho Nacional do CaféAprobio

Media Partners:  
TerraTerraBand NewsTerra VivaPanorama RuralCanaMixRevista A GranjaRevista AG Evento Neutro